RS – (51) 3374-3899 SP – (11) 3061-9796 contato@bcmautomacao.com.br

BCM202 – Sensor de temperatura e fluxo de ar

Sensor de temperatura e fluxo de ar baseado em semicondutor para aplicações em automação predial e industrial. Próprio para medição da temperatura ambiente, em líquidos ou máquinas; mede o fluxo de ar na saída de ventoinhas, dutos de ventilação, etc.
A construção robusta e sem partes móveis em uma unidade de pequenas dimensões facilita a instalação.
A medição de fluxo de ar no BCM202 é feita usando o princípio de diferencial térmico. Um sinal de seleção configura a forma de funcionamento – leitura de temperatura ambiente ou medição do fluxo de ar. Desta forma, se desejável, um único BCM202 pode cumprir as duas funções na instalação.

O BCM202 oferece:
– Medição de temperatura na faixa 0 a 100°C
– Eletrônica integrada de conversão, oferece saída padrão de 4 a 20mA
– Detecção e medição de fluxo de ar através do princípio de temperatura diferencial (“thermal anemometer”)
– Conexão a dois ou três fios com alimentação em 24Vcc, permite fiação mais longa que os sensores tradicionais
– Construção compacta e de alta confiabilidade, sem partes móveis
– Totalmente à prova dágua, suporta imersão de acordo com o padrão IP68
– Facilidade de instalação e baixo custo

Para download: Manual BCM202

 

BCM204 – Sensor de temperatura sem contato

O BCM204 é um sensor de temperatura sem contato, usando o princípio de medição da radiação infravermelha. É especialmente indicado para medição precisa de temperatura em partes móveis ou de difícil acesso. Essa tecnologia apresenta uma série de vantagens em aplicações de automação:
– O ponto de medição não exige um transdutor instalado sobre ele, dispensando a fiação. Não havendo fiação, é minimizado o risco de interferência elétrica sobre a leitura
– A medição não sofre nenhuma interferência física pelo contato do transdutor
– Não havendo a exposição de um transdutor à partes aquecidas, corrosivas, etc., aumenta a confiabilidade e a vida útil do sistema
– Maior velocidade de medição – não existe a inércia térmica do transdutor
– Pequeno foco de medição – com ajuste ótico adequado, o BCM204 pode medir a temperatura de áreas bem menores que as tradicionais soluções com Pt100 ou termopares.

O BCM204 oferece:
– Medição de temperatura através da radiação infravermelha
– Medição de temperatura na faixa 0 a +380°C
– Exatidão superior a 1°C, com calibração adequada
– Saída analógica no padrão 4 a 20mA
– Saída digital padrão RS485, protocolos BCM2 ou Modbus
– Ausência de erros da transmissão analógica quando usado RS485
– Construção compacta e de alta confiabilidade
– Totalmente à prova dágua, padrão IP65
– Pequenas dimensões, facilidade de instalação e baixo custo

Para download: Manual BCM204

 

Algumas aplicações típicas:
 – Medição de temperatura em processos de secagem
 – Medição em peças passando por uma esteira (peças cerâmicas, vidro, alimentos, etc..)
 – Medição em produtos de fluxo contínuo (lâmina plástica, chapas, linha de extrusão)
 – Controle de fornos e aquecedores
 – Partes móveis de máquinas ferramenta
 – Medição de ambientes para automação predial
 – Componentes de sistemas elétricos submetidos à alta tensão

BCM206 – Sensor de temperatura 1-Wire

O sensor BCM206 é um produto robusto, de baixo custo e alta precisão para medição de temperatura ambiente, medição em líquidos, partes de máquinas, em ventoinhas, etc.
A saída digital no padrão 1-Wire apresenta um interface de sinal padrão, permite interligar diversos sensores em paralelo e é imune à distorção e ruído típico das soluções de transmissão de informação por linha analógica.
 
 
O BCM206 oferece:
– Medição de temperatura na faixa -55 a +125°C
– Exatidão superior a 0,5°C na faixa de -10 a +85°C
– Ausência de erros adicionais típicos da transmissão analógica
– Eletrônica integrada de conversão, oferece saída digital no padrão 1-Wire
– Conexão a dois fios, alimentação direta pelo CLP ao qual os sensores estão conectados
– Construção compacta e de alta confiabilidade
– Totalmente à prova dágua, suporta imersão de acordo com o padrão IP68
– Pequenas dimensões, facilidade de instalação e baixo custo
 
Para download: Manual BCM206

BCM207 – Sensor de temperatura e umidade ambiente

O BCM207 faz a medição da temperatura e umidade do ar ambiente através de um transdutor integrado. As medidas são transmitidas por um canal serial RS485 e protocolo compatível com os controladores programáveis BCM ou outros equipamentos. Algumas aplicações típicas são encontradas nas áreas de monitoramento ambiental, medição de temperatura e umidade em processos de secagem, controle de ar condicionado em automação predial e controle de fornos e aquecedores.

O BCM207 oferece:
– Faixa de medição de temperatura de -20 a +80°C
– Faixa de medição de umidade de 0 a 100%RH
– Saída digital para rede de automação no padrão RS485, protocolos BCM2 ou Modbus
– Transmissão de sinal até 1000m sem degradação da exatidão.
– Múltiplos sensores podem ser ligados a um único canal do CLP
– Construção compacta e de alta confiabilidade, sem partes móveis
– Pequenas dimensões, facilidade de instalação e baixo custo

Para download: Manual BCM207

BCM220B – Amplificador 8 canais para sensores de temperatura Pt100

O módulo BCM220B recebe os sinais de oito sensores de temperatura de platina PT100 e converte os valores de resistência para uma tensão ou corrente analógica nos padrões 0 a 10V ou 4 a 20mA. Cada módulo possui oito entradas para sensores e uma saída analógica, compatível com a entrada dos módulos analógicos dos controladores programáveis BCM e outros equipamentos.
A seleção do canal a ser lido é feita através de três entradas digitais. O padrão elétrico para estas entradas é compatível com as saídas digitais dos controladores programáveis BCM.
A aplicação do BCM220B com os controladores BCM é eficiente e econômica. Por exemplo: Um CLP com 8 entradas analógicas pode ser conectado a 8 módulos BCM220B, usando três saídas digitais do CLP para seleção do canal. Esse arranjo permite o acesso imediato a até 64 pontos de medição de temperatura com sensores PT100, minimizando o uso de pontos de I/O do controlador.

Para download: Manual BCM220B

 

BCM223 – Amplificador duplo para termopares

O módulo BCM223 é um amplificador para termopares tipo J ou K com dois canais. As saídas são no padrão 0 a 10V, compatíveis com a entrada analógicas da maioria dos controladores programáveis.

O BCM223 oferece:
– Dois canais independentes para leitura de termopares tipo J ou K, com compensação automática da temperatura de junta fria
– Saída padrão 0 a 10V, compatível com a entrada dos CLPs
– Totalmente em estado sólido, sem partes móveis ou trimpots de calibração
– Fixação padronizada para trilho DIN, facilitando a sua montagem em painéis e quadros de comando

Para download: Manual BCM223

BCM224 – Amplificador 8 canais para termopares

O módulo BCM224 é um amplificador para termopares com entradas multiplexadas. Cada módulo possui oito entradas para termopares e duas saídas analógicas nos padrões 0 a 20mA ou 0 a 10V, compatíveis com as entradas analógicas dos controladores programáveis. A seleção da entrada a ser lida é feita através de três entradas digitais. O padrão elétrico para estas entradas é compatível com as saídas digitais dos controladores programáveis BCM.
A aplicação do BCM224 com os controladores BCM é eficiente e econômica. Por exemplo: Um CLP com 8 entradas analógicas pode ser conectado a 8 módulos BCM224, usando três saídas digitais do CLP para seleção do canal. Esse arranjo permite o acesso imediato a até 64 pontos de medição de temperatura com termopares, minimizando o uso de pontos de I/O do controlador.

Para download: Manual BCM224

 

BCM226 – Amplificador 32 canais para termopares

O módulo BCM226 é um amplificador para termopares com entradas multiplexadas. Existem 31 canais com entradas para termopares e um canal para medição da temperatura de junta fria. A saída analógica é no padrão 4 a 20mA, compatível com a entrada dos módulos analógicos dos controladores programáveis BCM.
A seleção do canal a ser lido é feito através de cinco entradas digitais, próprias para serem ligadas diretamente às saídas digitais do CLP. O módulo é montado em um suporte plástico para trilho DIN, facilitando a sua montagem em painéis e quadros de comando.
A aplicação do BCM226 com os controladores BCM é eficiente e econômica. Por exemplo: Um CLP com 8 entradas analógicas pode ser conectado a 8 módulos BCM226, usando três saídas digitais do CLP para seleção do canal. Esse arranjo permite o acesso imediato a até 248 pontos de medição de temperatura com termopares, minimizando o uso de pontos de I/O do controlador.

Para download: Manual BCM226

 

BCM230 – Controlador de iluminação de ambientes

O BCM230 é um equipamento para controlar a luminosidade de ambientes. Um sensor mede a iluminação do ambiente e um microprocessador faz o controle, enviando sinal para aumentar ou diminuir a a luminosidade, atuando em luminárias que ofereçam dimerização. Isso é feito de acordo com valores estabelecidos pelo usuário. O valor de intensidade de iluminação (Lux) desejado é parametrizada pelo usuário através de controle remoto, smartfone ou canal serial.

Para download: Catálogo Controlador BCM230

Para download: Manual BCM230

 

BCM240 – Sensor de vibração

O BCM240 monitora e registra o nível de vibração mecânica em máquinas ou outras estruturas usando um acelerômetro como elemento sensor básico. Através desse registro é possível automatizar a percepção do status e de falhas no funcionamento em partes móveis tais como motores, mancais, suportes, etc. Os registros tabulados em oscilografias e dados estatísticos recolhidos durante ensaios controlados e durante a operação normal permitem que se desenvolva algoritmos para reconhecimento de padrões e através destes a detecção das falhas, baseado na intensidade, frequência, conteúdo harmônico e duração das vibrações observadas.

O BCM240 oferece:
Medição de aceleração em três eixos, com alta precisão
Capacidade integrada de processamento para estatísticas e diagnósticos
Alarmes configuráveis
Registro integrado de oscilografia
Opção para medição de inclinação em três eixos
Comunicação com rede de automação no padrão RS485, protocolos BCM2 ou Modbus
Construção compacta e de alta confiabilidade
Totalmente à prova dágua, padrão IP65
Pequenas dimensões, facilidade de instalação e baixo custo

Para download: Manual BCM240

 

BCM260 – Contador de ovos

O BCM260 é um contador usado para ler a passagem de ovos numa esteira – os ovos não precisam passar de forma organizada ou alinhada, também serão contados corretamente quando passarem lado a lado. O principio de medição adotado é o de uma barreira de sensores infravermelhos que detetam cada passagem. Um algoritmo adequado calcula a contagem dos ovos e repassa essa informação através de três tipos de saídas: Uma saída digital, gerando um pulso por cada ovo passado; um canal RS485 e um canal wireless Zigbee (e/ou WiFi), ambos informando a contagem acumulada.

O BCM260 oferece:
– Detecção através de barreira ótica infravermelha com exatidão de contagem superior a 99,5%.
– Saídas digitais de pulso, serial RS485, wireless Zigbee ou WiFi
– Construção compacta e de alta confiabilidade
– Pequenas dimensões, facilidade de instalação e baixo custo

Para download: Manual BCM260

 

 

BCM342 – Sensor de gases

Sensores de presença de gás são usados para monitoração de ambientes com a potencial presença de gases explosivos, tóxicos ou contaminantes gasosos. O BCM342 é uma solução de baixo custo que integra a detecção e medição de concentração de gás ao sistema de automação e supervisão.
A construção robusta e sem partes móveis em uma unidade de pequenas dimensões facilita a instalação. A saída analógica apresenta um interface de sinal padrão, sem a necessidade de uso de módulos adicionais de conversão.

O BCM342 oferece:
– Diversas versões para medição de concentração de gases inflamáveis, CO2, amônia, etc…
– Eletrônica integrada de conversão, oferece saída padrão de 4 a 20mA própria para ligação ao CLP
– Conexão a dois ou três fios com alimentação em 24Vcc, permite fiação mais longa que os sensores tradicionais
– Construção compacta e de alta confiabilidade, sem partes móveis
– Facilidade de instalação e baixo custo
– Faixas de medição padrão ou configuráveis conforme a aplicação

Para download: Manual BCM342